top of page

_edited_edited_edited.jpg)
Análise de Hertzberger
A análise pretende avaliar a assimilação dos conceitos discutidos por Hertzberger no livro Lições de Arquitetura. Trazendo-os para o espaço escolhido para a intervenção. A rua traz características convidativas como o comércio variado, a possibilidade de atalho cortando caminho das ruas principais e os bancos que servem como local de descanso e permanência.
A urdidura e a trama, são conceitos baseados respectivamente no que é fixo e no que pode ser modificado. No caso da rua Rio de Janeiro, a grande marquise laranja, os bancos e as mesinhas de xadrez são a trama, enquanto isso o chão da rua em si é o que pode ser chamado de urdidura.
Outro ponto analisado é a flexibilidade e a funcionalidade da rua, neste quesito, o espaço possui funções de passagem, permanência e área comercial e os bancos sem encosto forma identificados como artigos de flexibilidade. Uma característica marcante da rua estudada, são as mesinhas de xadrez que são um elemento privado colocado em um espaço público. Esta articulação entre o público e o privado, é um outro conceito que pode ser observado também nas marquises que visam eliminar a divisão rígida entre essas duas definições.
Em acordo com o último conceito citado, as gradações e demarcações territoriais aparecem como forma de sinalizar as lojas, ou pontos de venda que são legalizados, estes aparecem presentes nos prédios e os proprietários garantem seu espaço na forma de aluguel ou compra do imóvel. De forma oposta, as demarcações privadas no espaço público são os lugares de domínio público que são utilizados de forma privada por um período de tempo.
O conceito escolhido para trabalhar na proposta de intervenção foram as irregularidades, a partir de visitas presenciais e passeios feitos pelo Google Streat View, foi possível observar as diferenças nos tamanhos das marquises dos prédios e nas alturas das mesmas em relação ao solo.


bottom of page